Dra. Tatiana de Oliveira Vasconcelos – Tema – Mordida Aberta
Vamos falar um pouco sobre a mordida aberta? Mordida aberta é uma maloclusão onde não temos contato dos dentes superiores com os inferiores. Ela pode ser anterior e acometer apenas os dentes “da frente” ou ser posterior.
Sua causa pode ser hereditária mas pode também ser causada pelos hábitos inadequados na infância, como chupeta e sucção de dedo, uso de mamadeira, problemas anatômicos da língua, interposição lingual, amígdalas muito grandes, respiração bucal e anormalidades no processo de troca dos dentes “de leite“.
Tudo isso prejudica a função normal da mastigação, da fala, respiração e leva a uma pressão maior nos dentes posteriores.
Tem tratamento e pode ser realizado com aparelhos ortopédicos, ortodônticos e também com Invisalign! 😍
Claro que os hábitos precisam ser removidos para termos sucesso no tratamento! Em alguns casos precisamos de um tratamento em conjunto com fonoaudiólogo, psicólogo e otorrinolaringologista devido à gravidade dessa maloclusão.
O recomendado é que o tratamento comece o quanto antes pois ela se agrava muito com o tempo. Na fase adulta esse paciente talvez só consiga fazer a correção total do problema através de cirurgia ortognática.
Ainda sobre esse assunto quero mostrar um caso de uma paciente minha com Mordida Aberta!
A mordida aberta dela foi devida à interposição lingual. 👅
Ela posicionava a língua para frente ao falar e comer ao invés de colocá-la no “céu da boca”.
Nesse caso optamos pelo uso da grade palatina para impedir a projeção dessa língua associada à expansão maxilar, que é o aumento do osso maxilar, pois ela também estava com mordida cruzada posterior. Ela ainda está em tratamento, em fase de contenção!
Prevenir é simplificar! Cuidados precoces, sorrisos pra toda vida! 😁
Entre em contato e agende sua consulta!